Qualidade e Regulatórios
b) Aprimorar e desenvolver processos produtivos de acordo com os padrões atuais de qualidade e produtividade.
c) Adquirir conhecimentos em concepção de sistemas, controle e prevenção de perdas, sistemas de gestão de qualidade, e integração de sistemas.
• Analistas, assistentes e auxiliares envolvidos em processos produtivos.
• Indústrias nos segmentos metal mecânico, plástico, usinagem, têxtil que buscam implementar ou aprimorar o sistema de gestão da qualidade e os processos produtivos.
• Demais interessados no assunto.
• Diagramação versus mapeamento versus modelo.
• Notações (Business Process Management Notation (BPMN).
• Fluxogramas.
• Métodos e técnicas para levantamento de informações.
• Entendimento dos métodos, pessoas, ferramentas e cultura.
• Qualidade da Modelagem de Processos.
MÓDULO 2 - ANÁLISE DE PROCESSOS
• Introdução à análise e melhoria de processos.
• O que é a análise de processos?
• Preparação para a análise.
• Análise geral a partir do escopo de um processo.
• Análise com foco em eliminação de desperdícios.
• Análise com foco na otimização da experiência do cliente.
• Análise estatística e simulação.
• Análise com foco em sustentabilidade.
• Seleção e Priorização de melhorias.
MÓDULO 3 - DESENHO DE PROCESSOS
• Técnicas de desenho de processos.
• Padrões comuns de desenho.
• Considerações sobre conformidade, liderança executiva e alinhamento estratégico.
• Alinhamento da solução proposta com as tecnologias existentes.
• Desenvolvimento de soluções alinhadas com os objetivos estratégicos.
MÓDULO 4 - CONTROLE E MONITORAMENTO DE PROCESSOS
• Visão estratégica do Balanced Scorecard.
• PDCA (Plan, Do, Check, Act).
• Aprofundamento dos indicadores de tendência e resultado.
• Indicadores de Processos.
• A importância dos dashboards na análise dos processos.
• Processos como área estratégica através dos indicadores.
MÓDULO 5 - GESTÃO DA QUALIDADE TOTAL
Tendo a ISO 9001:2015 como base, este módulo levará o aluno a interpretar e implementar a norma dentro da organização abordando:
• Gerenciamento da Qualidade Total.
• Custo da Qualidade.
• Os efeitos do Gerenciamento da Qualidade sobre a Produtividade.
• A melhoria da Qualidade e as equipes.
• Diretrizes da Qualidade e seus desdobramentos.
• Desdobramento da Função Qualidade.
• Qualidade dos Sistemas de Gerenciamento.
• Gerenciamento por Processos.
• Gerenciamento da Rotina.
• Gestão da Qualidade na Cadeia de Suprimentos.
MÓDULO 6 - GESTÃO DA QUALIDADE APLICADA A PROCESSOS
• Lean Six Sigma e a Gestão de Processos de Negócios.
• Identificação do problema – Fase Definir.
• Identificação do estado atual – Fase Medir.
• Análise comparativa Vs Requerimentos – Fase Analisar.
• Implementar Melhorias.
• Monitorar Resultados.
MÓDULO 7 – PROJETO FINAL
• Orientação e acompanhamento do Projeto Final.
• Compreender os conceitos da Qualidade e da gestão de processos.
• Ter uma visão estruturada, analítica e gerencial dos negócios.
• Aprimorar processos empresariais otimizando recursos e custos da organização.
• Analisar informações relacionadas à área de qualidade.
• Aplicar ferramentas de gestão e monitoramento de processos.
• Desenvolver indicadores para tomada de decisão.
• Interpretar e implementar a ISO 9001:2015 na organização.
POR QUE FAZER O CURSO?
1) Para atualizar ferramentas de gestão dos processos e adquirir novas ferramentas;
2) Para ter uma visão global da organização com foco na qualidade total;
3) Para implementar um sistema de gestão da qualidade interpretando a ISO 9001:2015;
4) Para aumentar a produtividade e ter controle dos processos através de indicadores e ferramentas da qualidade.
CERTIFICADO:
Para ter direito ao certificado, o aluno deverá ser aprovado em todos os módulos e no projeto final.
Será emitido Certificado de Curso de Implementação e Gestão da Qualidade (ISO 9001:2015) e de Gerenciamento de Processos de Negócio.
Gestão da Qualidade e de Processos
VídeoOBJETIVO DO CURSO
a) Desenvolver competências conceituais e técnicas a profissionais para utilização de metodologias e ferramentas modernas de gestão da qualidade com enfoque nos processos de suas organizações.b) Aprimorar e desenvolver processos produtivos de acordo com os padrões atuais de qualidade e produtividade.
c) Adquirir conhecimentos em concepção de sistemas, controle e prevenção de perdas, sistemas de gestão de qualidade, e integração de sistemas.
PÚBLICO ALVO
• Gestores, coordenadores, líderes de produção.• Analistas, assistentes e auxiliares envolvidos em processos produtivos.
• Indústrias nos segmentos metal mecânico, plástico, usinagem, têxtil que buscam implementar ou aprimorar o sistema de gestão da qualidade e os processos produtivos.
• Demais interessados no assunto.
PROGRAMA DO CURSO
MÓDULO 1 - MODELAGEM DE PROCESSOS• Diagramação versus mapeamento versus modelo.
• Notações (Business Process Management Notation (BPMN).
• Fluxogramas.
• Métodos e técnicas para levantamento de informações.
• Entendimento dos métodos, pessoas, ferramentas e cultura.
• Qualidade da Modelagem de Processos.
MÓDULO 2 - ANÁLISE DE PROCESSOS
• Introdução à análise e melhoria de processos.
• O que é a análise de processos?
• Preparação para a análise.
• Análise geral a partir do escopo de um processo.
• Análise com foco em eliminação de desperdícios.
• Análise com foco na otimização da experiência do cliente.
• Análise estatística e simulação.
• Análise com foco em sustentabilidade.
• Seleção e Priorização de melhorias.
MÓDULO 3 - DESENHO DE PROCESSOS
• Técnicas de desenho de processos.
• Padrões comuns de desenho.
• Considerações sobre conformidade, liderança executiva e alinhamento estratégico.
• Alinhamento da solução proposta com as tecnologias existentes.
• Desenvolvimento de soluções alinhadas com os objetivos estratégicos.
MÓDULO 4 - CONTROLE E MONITORAMENTO DE PROCESSOS
• Visão estratégica do Balanced Scorecard.
• PDCA (Plan, Do, Check, Act).
• Aprofundamento dos indicadores de tendência e resultado.
• Indicadores de Processos.
• A importância dos dashboards na análise dos processos.
• Processos como área estratégica através dos indicadores.
MÓDULO 5 - GESTÃO DA QUALIDADE TOTAL
Tendo a ISO 9001:2015 como base, este módulo levará o aluno a interpretar e implementar a norma dentro da organização abordando:
• Gerenciamento da Qualidade Total.
• Custo da Qualidade.
• Os efeitos do Gerenciamento da Qualidade sobre a Produtividade.
• A melhoria da Qualidade e as equipes.
• Diretrizes da Qualidade e seus desdobramentos.
• Desdobramento da Função Qualidade.
• Qualidade dos Sistemas de Gerenciamento.
• Gerenciamento por Processos.
• Gerenciamento da Rotina.
• Gestão da Qualidade na Cadeia de Suprimentos.
MÓDULO 6 - GESTÃO DA QUALIDADE APLICADA A PROCESSOS
• Lean Six Sigma e a Gestão de Processos de Negócios.
• Identificação do problema – Fase Definir.
• Identificação do estado atual – Fase Medir.
• Análise comparativa Vs Requerimentos – Fase Analisar.
• Implementar Melhorias.
• Monitorar Resultados.
MÓDULO 7 – PROJETO FINAL
• Orientação e acompanhamento do Projeto Final.
LOCAIS DE REALIZAÇÃO E PERIODICIDADE
À distânciaINFORMAÇÕES ADICIONAIS
AO FINAL DO CURSO ESTARÁ APTO A:• Compreender os conceitos da Qualidade e da gestão de processos.
• Ter uma visão estruturada, analítica e gerencial dos negócios.
• Aprimorar processos empresariais otimizando recursos e custos da organização.
• Analisar informações relacionadas à área de qualidade.
• Aplicar ferramentas de gestão e monitoramento de processos.
• Desenvolver indicadores para tomada de decisão.
• Interpretar e implementar a ISO 9001:2015 na organização.
POR QUE FAZER O CURSO?
1) Para atualizar ferramentas de gestão dos processos e adquirir novas ferramentas;
2) Para ter uma visão global da organização com foco na qualidade total;
3) Para implementar um sistema de gestão da qualidade interpretando a ISO 9001:2015;
4) Para aumentar a produtividade e ter controle dos processos através de indicadores e ferramentas da qualidade.
CERTIFICADO:
Para ter direito ao certificado, o aluno deverá ser aprovado em todos os módulos e no projeto final.
Será emitido Certificado de Curso de Implementação e Gestão da Qualidade (ISO 9001:2015) e de Gerenciamento de Processos de Negócio.